MAPASSÔNICO (C-Scan)

Solução indicada quando a natureza do serviço de inspeção exige um mapeamento planar, ao longo de duas dimensões da chapa (X,Y) tais como costados de tanques de armazenamento de combustíveis ou trechos de dutos.

O MAPASÔNICO é composto por um Módulo Transportador, controlado à distância, dotado de rodas magnéticas que o prendem de encontro à superfície metálica a ser inspecionada.
Um sistema informatizado de controle remoto permite desloca-lo sobre a estrutura, em qualquer posição, inclusive “ponta-cabeça”.
Um transdutor de ultra-som é transportado pelo Módulo, junto com uma mangueira de pequeno diâmetro, por onde sai o líquido acoplante, permitindo realizar as medições à distância. O equipamento é dotado de recursos que permitem o deslocamento transversal do transdutor (na direção X) que, conjugado ao deslocamento longitudinal (na direção Y) definem uma área inspecionada. Ambos movimentos são controlados através de um computador, que aciona motores de passo de precisão, definindo um reticulado de inspeção de dimensões programáveis. (1 mm x 1 mm – 2 mm x 2 mm – 5 mm x 5 mm e 10 mm x 10 mm)
Completa o equipamento um lap-top, responsável pelo controle do deslocamento do Módulo Transportador e pela aquisição das medidas de espessura e um Módulo de Ultra-Som.
A performance do MAPASÔNICO permite inspecionar uma faixa de até 450mm de largura com uma produtividade superior a 3,5 m2 por hora de inspeção e com uma taxa de perda de medidas inferior a 5%, tornando-o uma ferramenta única para a inspeção detalhada e delineamento dos alvéolos de corrosão em plantas industriais.

Na aplicação em dutos, é capaz de inspecionar acima de 10” de diâmetro.

ALT-US

Representa uma solução de baixo custo para a medição de espessura de chapas metálicas, como as usadas em costados e tetos de tanques de armazenamento de combustíveis e outros equipamentos industriais.

O ALT-US é composto por um carrinho dotado de rodas magnéticas que transporta um transdutor de ultra-som e uma mangueira para levar água (acoplante) até o local de medição. Um outro módulo, nas mãos do operador, permite a medição das espessuras, sendo o resultado acompanhado e gravado em um lap-top.

O deslocamento do carrinho é monitorado, de modo que é realizada uma medição a cada 2cm de seu deslocamento.

Um relatório típico de inspeção contém gráficos como o apresentado a seguir:

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